O portal do Corpo Nacional de Escutas, disponível através do endereço www.escutismo.pt é o principal espaço online da associação. O Corpo Nacional de Escutas é uma instituição de educação não-formal, com expressão de norte a sul de Portugal continental e ilhas, reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo Português, apartidária e sem fins-lucrativos.


Estratégia online do Corpo Nacional de Escutas
A comunicação é por excelência um espaço de planeamento. Não existe comunicação, pelo menos no sentido eficaz do termo, se não existir por detrás de cada ação um pensamento metodológico, que leve o emissor a depurar a sua mensagem face ao recetor que pretender atingir.


Contudo, é importante não esquecer que a mensagem é também fortemente influenciada pelo meio em que é disseminada. A comunicação vive sobretudo da experiência multissensorial que proporciona a cada público. Muitas vezes, mais que o próprio conteúdo, o meio constrói a própria mensagem.


O desenvolvimento exponencial de meios, on e offline, é, para qualquer entidade, simultaneamente um desafio e uma ameaça. A multiplicidade de espaços pelos quais a mensagem flui pode prejudicar, a dada altura, a sua própria coerência.


Sentida uma necessidade clara de reorganizar e articular toda a sua comunicação digital, o Corpo Nacional de Escutas, desenvolveu nos últimos anos uma estratégia online, na qual este espaço online se integra e adopta todas essas definições.


A estratégia online do CNE tem como principal finalidade: organizar, articular e desenvolver a presença de todas as estruturas da associação nas mais variadas plataformas de comunicação online.


O senso comum desvaloriza, por norma, tudo aquilo que não tem uma representação visual imediata, mas, mais importante que responder às necessidades da atualidade é ter a clarividência e inteligência de antecipar os desafio do futuro, por mais oníricos e longínquos que estes possam parecer no presente.


A estratégia online do CNE resume, em última análise, a forma como a associação pretende informar e envolver todos os públicos com que se relaciona. Mais do que fórmulas visuais, esta estratégia procura ser uma ferramenta de comunicação valiosa construída numa lógica personalizada. Por muito abstrato que ao principio possa parecer, definir conceptualmente não só todas as plataformas de comunicação online, mas também a estratégia como um todo, passa acima de tudo por encontrar denominadores comuns que unifiquem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.


Essa estratégia online faz, em última análise, com todos os espaços online da associação, se orientem pelas mesmas directrizes, quer visuais quer tecnológicas, minimizando com isso o investimento de recursos e maximizando a experiência do utilizar seja em que espaço for.


Perfis e áreas temáticas
Na construção da sua estratégia online o Corpo Nacional de Escutas parte da premissa de procurar, através do seu portal, relacionar-se com diferentes perfis de públicos. Pela abrangência da sua missão, a associação relaciona-se em simultâneo, de diferentes formas, com vários públicos de muitas faixas etárias. Esta amplitude, que é para ao Corpo Nacional de Escutas uma riqueza, é também para a sua comunicação um grande desafio. Conforme o perfil de público a relação e informação que a associação precisa de disponibilizar é bastante diferente.


Adotando esta premissa estratégica na sua estratégia online, a associação materializa este conceito no seu portal, através de uma navegação orientada por perfis, ou seja, conforme o tipo e relação que o utilizador tem com a associação, ele é reencaminhado, através da primeira página do portal, para diferentes áreas.


Atualmente o portal do Corpo Nacional de Escutas está organizado segundo 9 perfis:



  • Dirigentes (voluntários adultos da associação)

  • Lobitos (escuteiros dos 6 aos 10 anos)

  • Exploradores e Moços (escuteiros do 10 aos 14 anos)

  • Pioneiros e Marinheiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos)

  • Caminheiros e Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos)

  • Quero ser Escuteiro (encarregados de educação que pretendam inscrever os seus educandos no escutismo)

  • Quero ser Voluntário (adultos que se pretendam inscrever como voluntários no escutismo)

  • Imprensa (órgãos de comunicação social)

  • Scouts (escuteiros de associações escutistas do estrangeiro que pretendam conhecer a associação ou visitar o nosso país)


Articulada com a definição de perfis de utilizador da sua estratégia online, o Corpo Nacional de Escutas, organiza a arquitetura de informação do seu portal também segundo diferentes áreas temáticas. A proposta educativa do Corpo Nacional de Escutas, centra-se na ideia que é possível ajudar as crianças e jovens a desenvolver competências, conhecimentos e atitudes em diferentes temas ao mesmo tempo.


Neste conceito de áreas temáticas é igualmente importante sublinhar que estes temas não são estanques em si mesmos, são sim temáticas que se relacionam entre si ao mesmo tempo que podem de forma muito particular interessar a diferentes perfis de utilizadores ao mesmo tempo. São espaços de informação, dedicados a temas muito particulares mas que não estão, estratégica, tecnológica e visualmente desagregados do portal da associação como um todo.


Actualmente o portal do Corpo Nacional de Escutas tem em funcionamento 8 áreas temáticas:



  • Adultos (sistema de formação dos adultos voluntários da associação)

  • Programa Educativo (organização da proposta educativa da associação paras as várias idades)

  • 1.ª Secção (proposta educativa para os escuteiros dos 6 aos 10 anos)

  • 2.ª Secção (proposta educativa para os escuteiros dos 10 aos 14 anos)

  • 3.ª Secção (Proposta educativa para os escuteiros dos 14 aos 18 anos)

  • 4.ª Secção (proposta educativa para os escuteiros dos 18 aos 22 anos)

  • Especialidades (programa nacional de certificação de aptidões técnicas dos escuteiros)

  • Centros e Campos (rede nacional de locais para atividades escutistas)


Envio de sugestões, ideias ou reporte de erros
A estratégia online do Corpo Nacional de Escutas é um projeto em constante mudança. Ela não deve estar fechada numa série de pre-conceitos, mas sim, tanto quanto possível, assente num projeto colaborativo. Assim sendo, a participação de todos os associados é fundamental. Sempre que necessário poderás enviar todas as tuas sugestões, ideias ou reportes de erros para o email comunicacao(at)escutismo.pt

Visualizações 625
Voltar Partilhar