Avisos / informações a não esquecer

Curso de Educação Ambiental e Escutismo

O Curso de Educação Ambiental e Escutismo realiza-se no dia 3 de março no Jardim Zoológico de Lisboa e destina-se a Caminheiros, Candidatos a Dirigente, Dirigentes e Parceiros. O curso tem como objetivos dotar os participantes de informação sobre educação ambiental e escutismo, informar sobre boas práticas ambientais em atividades de exterior, disponibilizar recursos para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e divulgar o Programa Ambiental do Escutismo Mundial. Mais informações na circular aqui.

Encontro de Delegados Regionais e de Núcleo de Proteção Civil e Segurança

O Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança irá dinamizar o Encontro de Delegados da Proteção Civil 2018, no próximo dia de 24 de fevereiro, em Fátima, no Centro Nacional Escutista. O curso deste ano terá a particularidade  de contar com uma parceria com a American Heart Association, pelo que no dia 25 poderão participar no Curso de Suporte Básico de Vida com DEA/DAE, com Certificação de Operacional em DAE. Esta formação está limitada a 12 inscrições, exclusivamente reservadas aos Delegados Regionais e de Núcleo. Mais informações aqui.

Operação Fátima 2018

O Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança, vem desde há bastante tempo a integrar o dispositivo da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) nas “Operações Fátima”. Todos os Dirigentes, Caminheiros/ Companheiros e Pioneiros/Marinheiros (maiores de 15 anos) que estejam interessados em integrar o contingente desta Missão em prol do bem-estar de quem necessita, devem preencher a ficha anexa à circular online, que deverá ser remetida até ao dia 30 de abril ou até final do mês anterior à Operação. Mais informações aqui.

 

Parceria com a Fundação ECOMAR

Foi criada uma parceria com a FUNDAÇÃO ECOMAR que assenta em 4 princípios fundamentais: prática de desporto (nomeadamente vela ou outros ligados ao ambiente marinho ou orla costeira ex: canoagem, etc.), projetos de cariz ambiental, hábitos de vida saudável e responsabilidade social. Através desta parceria, pretende-se promover projetos de cariz ambiental na orla costeira. Cada Agrupamento ao desenvolver um projeto de cariz ambiental em parceria com a Fundação Ecomar, tem acesso a um Diário de Bordo e um Caderno do Monitor da Ecomar, com importantes sugestões pedagógicas e dicas para as nossas atividades no mar. Mais informações aqui.

Protocolo de colaboração CNE e Oleotorres

Foi celebrado um protocolo de colaboração entre o CNE e a empresa Oleotorres. Pretende-se promover a recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) por parte dos associados do CNE, de forma a potenciar o envolvimento e sensibilização dos Agrupamentos para as vantagens da recolha seletiva destes resíduos, e do encaminhamento preferencial para a produção e utilização em produtos reciclados. Mais informações aqui

Protocolo entre o Jardim Zoológico e o CNE!

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, através do seu Departamento Nacional de Ambiente, realizou um protocolo de colaboração com o Jardim Zoológico de Lisboa. Neste protocolo de colaboração foi estabelecido a forma de promover a divulgação dos programas educativos do Jardim Zoológico junto dos Associados do CNE – Corpo Nacional de Escutas – que beneficiarão de condições especiais, desde que identificados através de cartão de Escuteiro, nos serviços prestados pelo Jardim Zoológico. Descobre mais aqui

Parceria com a Navigator Company

Por forma a aumentar e incentivar a participação no programa mundial “Trees for the World — Um Escuteiro, uma Árvore”, o Departamento Nacional de Ambiente concretizou uma parceria com a The Navigator Company tendo em vista a cedência gratuita de 3.600 árvores de 4 espécies autóctones, que serão distribuídas nos dias 16 de fevereiro e 2 de março. Mais informações aqui.