O Movimento Escutista é um movimento de educação para jovens voluntário, apolítico e aberto a todos sem distinção de género, origem, raça ou credo. O Escutismo oferece aos jovens a oportunidade de se desenvolverem emocional, intelectual, física e espiritualmente como indíviduos, como cidadãos globais responsáveis, membros das suas comunidades locais, nacionais e internacionais. 

A organização do Escutismo a nível mundial é governada pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME - WOSM - World Organization of the Scout Movement). A OMME é uma organização independente, apolítica, não governamental constituída por 164 Organizações Escutistas Nacionais (OEN - NSOs - National Scout Organizations). Estas organizações nacionais estão presentes em 224 países e territórios em todo o mundo. Com mais de 40 milhões de membros distribuídos por mais de um milhões de grupos de escuteiros locais, a OMME é um dos maiores movimentos de juventude do mundo.  

Cerca de sete milhões de membros da OMME são adultos voluntários que apoiam a criação e desenvolvimento das atividades locais. Através de uma liderança "peer-to-peer", apoiada por adultos, cada grupo de escuteiros adota o mesmo conjunto de valores, os valores ilustrados na Promessa e Lei Escutista. Todos os mais de um milhão de grupos de escuteiros seguem um sistema semelhante de educação não formal devidamente adaptado às características únicas da comunidade local em que está inserido. 

O propósito da OMME é promover unidade e a compreensão do propósito e princípios do Escutismo facilitanto simultaneamente a expanção e desenvolvimento do movimento. Os órgãos da OMME são a Conferência Mundial do Escutismo, o Comité Mundial do Escutismo e o o Bureau Mundial do Escutismo. 

Para mais informações consultar a Constituição da OMME e o documento "Scouting - Education for Life".

Ultima atualização 12.09.2016 Visualizações 1857
Voltar Partilhar