"VIVE, PARTILHA E AVANÇA!"


O Cenáculo é uma ferramenta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), criada em 2001 pela então SNIV (Secretaria Nacional da IV Secção). Consiste num fórum de Caminheiros e Companheiros, com função consultiva, onde se pretende criar um espaço de debate de temas de interesse para os jovens adultos da IV secção.


Esta atividade realiza-se a nível local e a nível nacional
- O Cenáculo Local realiza-se em quase todas as Regiões e Núcleos do CNE;
- O Cenáculo Nacional, é onde participam os representantes de cada Núcleo/Região eleitos localmente.


Desde o seu início, o Cenáculo tem-se difundido pelo país, tendo hoje um papel afirmado na IV secção. O seu crescimento tem sido evidente ao longo dos Ciclos: desde os 36 participantes no 1º Ciclo de Cenáculo Nacional até aos mais de 2800 participantes em 38 Cenáculos de Núcleo e Região em 2018.


A organização de cada Cenáculo, tanto ao nível local como nacional, é da inteira responsabilidade de um conjunto de Caminheiros e Companheiros - a Equipa de Projeto - cujo trabalho é acompanhado por um dirigente Observador.



O Cenáculo é uma oportunidade educativa, tanto para aqueles que estão envolvidos na sua organização, como também para todos os que nele participam ativamente, contribuindo para que os jovens adultos da associação adquiram competências para a sua vida em sociedade.

Visualizações 764
Voltar Partilhar