Corpo Nacional de Escutas celebra 95º Aniversário - Mai. 2018

Corpo Nacional de Escutas celebra 95º Aniversário.

A celebração Nacional dos 95 anos do Corpo Nacional de Escutas realiza-se nos próximos dias 26 e 27 da maio, na cidade de Vila Real.

Nos dias 26 e 27 de maio, Vila Real será o palco da comemoração dos 95 anos do Corpo Nacional de Escutas. Nesta atividade pretende-se comemorar um passado de grandes feitos, mas projetando o futuro!
Em conjunto com a associação HELPO, teremos atividades que visam sensibilizar e incentivar os nossos escuteiros na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas.

Nestas comemorações do 95º aniversário, o Corpo Nacional de Escutas pretende olhar para o futuro e lança um desafio para a concretização dos ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) através da criação de uma insígnia própria, cujos resultados financeiros servirão para a construção de uma infraestrutura de apoio à educação de crianças num país em vias de desenvolvimento. Teremos também inúmeras atividades onde os escuteiros poderão desenvolver iniciativas e replicá-las nas suas comunidades com o objetivo de concretizar estes objetivos.

Serão quatro as áreas de intervenção: Erradicar a Pobreza, Erradicar a Fome; Saúde de Qualidade e Educação de Qualidade.
Esta atividade serve ainda para reforçar a caminhada para o centenário da associação, e as comemorações do Centenário dos Caminheiros e Companheiros que se iniciou este ano e terminará em 2019.
A sessão de abertura irá decorrer no dia 26 de maio, e terá início às 14h30 no Parque do Corgo com a receção aos escuteiros e Entidades Civis.

Um dos momentos altos destas comemorações será o Fórum “Escutismo e Comunidade” que contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, terá lugar às 21h30 no Auditório do IPDJ. Na presença do Secretário de Estado, o Corpo Nacional de Escutas e a HELPO assinarão o protocolo de suporte a esta atividade.

A HELPO é uma instituição fundada por uma portuguesa, Joana Clemente, há 10 anos. O seu presidente é António Perez Metelo. Esta Organização Não Governamental dedica-se à promoção do desenvolvimento, através da educação e da nutrição, em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, chegando, atualmente, a mais de 19.000 crianças. A Helpo desenvolve a sua atividade em 38 comunidades rurais e 52 centros de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua.

Segue agenda completa das Comemorações:

26 de maio de 2018
Até 14h00 - Acolhimento/Check-In dos escuteiros inscritos na atividade - Estacionamento Parque Corgo (Perto do Shopping).
14h30 - Sessão de Abertura com escuteiros e entidades civis - Parque Corgo
15h30/18:30 - Jogo “Vila Real Sustentável” para os escuteiros inscritos na atividade - Parque Corgo, Cidade e Parque Florestal
18h30/21h30 - Jantar dos escuteiros - Escola Diogo Cão e Cantina da UTAD – Codessais.
21h30 - Fórum “Escutismo e Comunidade” para os Dirigentes - Auditório IPDJ
22h00/00h00 - Celebração com os escuteiros - Parque Corgo

27 de maio de 2018
Até 09h30 - Acolhimento/Check-In dos escuteiros inscritos na atividade - Junto ao estacionamento da Biblioteca Municipal
10h00 - Receção às entidades oficiais, com as entidades civis e representantes dos escuteiros - Praça do Município
10h30 - Sessão de Boas-Vindas aos escuteiros - Estação dos Caminhos-de-ferro
10h45 - Desfile Escutista - Estação dos Caminhos-de-ferro até Parque Corgo
11h30 - Eucaristia - Parque Corgo
12h30 - Encerramento com todos os participantes - Parque Corgo
13h00 - Almoço com todos os escuteiros - Escola Diogo Cão e Cantina da UTAD – Codessais.
14h30/16h30 - Jogo “Vila Real Sustentável” com os escuteiros inscritos - Parque Corgo, Cidade e Parque Florestal

Para mais informações sobre atividades específicas, contactar:

Joaquim Freitas
cna@escutismo.pt